domingo, 2 de junho de 2013

Depoimento sobre leitura e escrita: Raul Rodrigues Neto

Sempre fui fascinado pela leitura antes mesmo de aprender a ler e a escrever. Em minha infância eu ficava admirado quando minha avó pegava um antigo livrinho de contos infantis e de dentro dele ela tirava mundos e personagens inacreditáveis. Eu não via a hora de aprender a ler para fazer aquilo também. Fui alfabetizado pela Caminho Suave sim, mesmo ela sendo totalmente criticada atualmente. Um dos dias mais marcantes que me lembro foi quando cheguei em casa com um livro da escola e lia com muito esforço as palavras expressas nas páginas. Conforme fui crescendo eu me apropriava das mais variadas histórias fantásticas e autores. Na adolescência a coleção vaga-lume também foi muito importante neste meu processo de leitura. Já no ensino médio fui apresentado à Machado de Assis e aos modernistas pelas professoras que hoje são minhas colegas de trabalho Helenice e Carla, muito obrigado! Após essas experiências na infância e adolescência a faculdade de Letras tornou-se necessária e no curso a disciplina na qual mais me destaquei era em produção de texto. Eu tenho alguns contos escritos há uns anos mas até hoje ainda não os publiquei, mas pretendo fazê-lo um dia. Se alguém se interessar eu posso compartilhar com os colegas cursistas. A minha monografia foi uma análise de Cem Anos de Solidão, um clássico da literatura mundial que rendeu o Nobel de Literatura para o seu autor Gabriel García Márquez, lembro-me que li este livro depois de um desafio feito por minha tia, ela dizia que quase ninguém que ela conhecia havia conseguido lê-lo até o final. Realmente García Márquez tem um estilo complexo, mas, o enredo deste romance prendeu minha atenção e em duas semanas eu havia terminado de ler este livro “impossível”. Para mim o mais importante na leitura e na literatura é a possibilidade de dialogar com outros mundos e outras épocas através desses inúmeros elos que nos ligam infinitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário