domingo, 2 de junho de 2013


Depoimento sobre leitura e escrita:Helenice Santa Rosa Fioriti.
Aprendi a ler com a Caminho Suave, mas o caminho não era tão suave assim. Apesar de gostar das ilustrações, tinha lição que eu tinha mais dificuldade. E quando no final da primeira série aprendi a ler, nunca mais parei. Leio tudo o que vejo pela frente, mas a maior paixão são os romances. Nem sou tão criteriosa. Gosto dos clássicos literários e também de livros de autores que nunca ouvi dizer, até alguém me indicar.Como disse J.C. Violla "a leitura me acalma e alimenta espiritualmente". 
Ao ler o depoimento de uma colega, me lembrei da dificuldade que meus pais tiveram para aprender a ler e escrever, eles também moravam em sítio e só foram alfabetizados quase adultos. Por isso a educação sempre foi muito importante para minha família. Assim que aprendi a ler, minha mãe me levava na casa de minha tia para buscar livros. E eu ficava maravilhada de ver uma estante cheinha deles, ela tinha a coleção Vaga-lume inteira e o primeiro que escolhi foi A ilha perdida.Gostei tanto deles, que anos mais tarde, contava todas as histórias para minhas filhas e elas, assim que aprenderam a ler, puderam também viajar nessa fantasia.

Um comentário:

  1. Olá, adorei seu depoimento, acredito que para mim o caminho foi mais fácil, minha mãe é professora (aposentada), então os livros chegavam com mais facilidade, embora meu pai tenha só a quarta série, ele sempre nos incentivou e cobrou também. Nestes últimos meses não tenho conseguido ler o tanto que desejo, sinto muita falta, também adoro ler.

    ResponderExcluir